Um grande problema na coroa metalocerâmica e a linha de metal que pode aparecer com os anos, na parte mais próxima da gengiva, perdendo totalmente a estética do trabalho. A tecnologia IN-CERAM, que eu utilizo aqui no consultório, proporciona a confecção de coroas livres do metal, com uma estrutura de óxido de alumínio com vidro infiltrado em sua base. Essa técnica proporciona aos pacientes dentes bem mais estéticos e com grande resistência e durabilidade.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiupRW_ttlbVoZQ2xerwJNi1HIwIHlUb9DWQ9seOEv2zfPcuafqJaVwgh_mqEkOjo_BEMWrJ_I12Y3USs5-FK4RQt-IDt6dUH_uoTFWYJ3tQMwkPJeKDBsg46oxDXcSTG2XSruCM-fyQa9M/s320/Greg+Blog+ceramica+pura.jpg)
Todos os casos mostrados no site são de minha autoria e marcando um consulta você pode acompanha outras fotos e ter mais explicações de cada caso. Hoje o uso de coroas livres de metal é uma rotina na minha clínica, já com o acompanhamento de alguns casos com mais de 10 anos de sucesso clínico provando a alta durabilidade do material. Feitos ainda na época que eu morava no Rio de Janeiro.
No primeiro exemplo, podemos observar a coroa no gesso antes de ir para a boca. Observe o preparo do dente com o canal tratado e um pino de material transparente (DT-Light Post) cimentado no interior do canal, para aumentar a resistência da estrutura dentária. Após a cimentação da coroa a estética é prefeita atingindo o objetivo do nosso trabalho.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgQ4IGMYHyv0EFX3krWJCagzRXbc_yLEL5MkAksg_9_6jtIjIVRVdTAENbbIQYaMp3xo77iVQ9uu_yT1MWRq-8BTdVi6ZfG27690C00N8smkQA7PZpdPkbz2Fx_n-U6P_OlP07T_ukljsgy/s320/foto+blog+ceramica+pura+Baixa.jpg)
No segundo exemplo, temos um caso de primeiro molar inferior, na fase laboratorial, ainda no gesso. Repare que não a nada de metal na confecção do dente, a resistência do material e tão real, que nos possibilita a utilização em dentes que sofrem uma força mastigatória extrema.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwEf-KZzyQ2i4dbYl_d1e2dXWEncymeSgQYL5dd6cobow7qDp-iGvVfm41RXQw3qs3TVsqhXfS6hfuYPjaqumavuzku_Jl7cOxB8cXQdqrP_JH5a2Wd-h6X2_WF98c79r2IfvFqUBm1duh/s320/montagem+metal+free+Baixa.jpg)
O terceiro exemplo é uma paciente de 17 anos, que teve o seu dente escurecido por um canal mal executado, sendo necessário o retratamento e confecção de um uma coroa metal-free.
Olá Doutor, estou no 4º período e achei muito interessante seu blog,principalmente esse Post sobre Metal-free,pois fiz um trabalho a respeito a algum tempo atrás e é realmente um tema muito interessante.
ResponderExcluirBoa Noite
Fernanda Martins