Apresentação


Bem Vindo !!! Meu nome é Alexandre Martorano , sou cirurgião-dentista formado pela Universidade do Grande Rio, a UNIGRANRIO em 2002, Especialista em Prótese Dentário pela ABO do Rio de Janeiro em 2004. Em 2005 me mudei para Fortaleza, Ceará , lugar que eu já tinha morado por dois anos, 1995 e 1996. Sempre que podia vinha para cá na minha epoca de estudante. Voltando para Fortaleza, cidade que eu escolhi para morar , trabalhei em alguns lugares durante três anos, sendo que em um deles eu adquiri uma grande experiência em Implantodontia, especialidade em que eu vim a terminar o curso no final de 2008, pela São Leopoldo Mandic. Hoje estou com o meu consultório particular localizado em uma área de fácil acesso, com estacionamento e Shopping, onde presto um serviço diferenciado para meus pacientes. Espero que você possa conhecer algum cliente meu e notar que realmente existe um diferencial em qualidade e velocidade no termino dos tratamentos. MUITO OBRIGADO e curta o meu blog!!!!!!!







sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Prótese total sobre implantes (Protocolo) x Prótese Total Convencional (Dentadura). Qual a indicação correta para cada paciente?





A chave de uma boa indicação protética consiste em perceber as necessidades e as possibilidades de cada paciente. Próteses sobre implantes osseointegrados dependem de três aspectos importantes para se pensar no tratamento: Limitações financeiras, psicológicas e anatômicas.



Limitações Financeiras – Em razão do aumento do número de procedimentos clínicos, a cirurgia de implantes, o custo de uma prótese sobre se torna muito maior, mesmo dividindo o tratamento em várias parcelas a grande maioria da população brasileira não arcar com os custos.



Limitações psicológicas- A maioria dos pacientes usuários de dentadura vieram a perder os dentes em uma época que a odontologia preventiva não existia. Principalmente quando viveu uma parte de sua infância e adolescência em cidade pequena, onde não contavam com assistência odontológica adequada. Em função do grande aumento da população idosa, isso veio a ser mais evidente nos dias de hoje (primeira foto – Paciente com mais de 97 anos usuária de uma prótese total removível superior e inferior).



Limitações anatômicas – O osso alveolar, após a perda de uma raiz dentária, sofre reabsorção muito rapidamente, devido à falta de estímulos gerados pelos ligamentos periodontais, que ligam a raiz do dente ao osso. Em casos de extração dentária é muito importante a análise de um especialista em Implantes, principalmente se forem dentes anteriores, onde o osso absorve rapidamente. Em muitos casos o ideal e que o implante seja colocado imediatamente após a extração ou preencher o espaço do alveolar com algum osso particulado (segunda foto – Paciente submetido a extrações múltiplas de restos de raízes dentárias na arcada superior e instalação de cinco implantes imediatos, para suportar uma prótese total superior fixa do tipo Protocolo).



Pacientes que usam próteses removíveis há muito tempo, geralmente apresentam uma reabsorção óssea maior, principalmente devido a pressão da prótese sobre a gengiva, provocando uma compressão no osso e acelerando a sua perda.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog!
    Baixa a guarda não! Coloca uma postagem por mês pelo menos!!!
    ABraços,

    ResponderExcluir
  2. hum que trabalho lindo ai por que meu gato e protetico e amo esta profissao agora

    ResponderExcluir
  3. Bem, você realiza o procedimento de implante? Qual seria o valor de cada dente? Gostaria de dar de presente para a minha mãe que está muito incomodada com a "dentadura" nova?
    Grata
    Ana
    anacarlageo@gmail.com
    aguardo contato

    ResponderExcluir