A inflamação e necrose da polpa dentária são as causas mais comuns que levam a necessidade de tratamento de canal e são resultado de cáries, restaurações, fraturas extensas, muita força no tratamento ortodôntico, traumas no dente... Em alguns casos de coroas também e necessário tratar o canal do dente. A dor é o principal alerta para a necessidade de intervenção, apesar de muitas vezes o paciente não apresentar nenhum tipo de sintoma clínico de infecção. Por isso é fundamental a visita ao consultório e em alguns casos a realização de radiografias periódicas, pois quanto mais cedo for realizada a intervenção, maior é a expectativa de sucesso do tratamento. Pacientes que possuem implantes dentários ou vão se submetidos a cirurgia de implantes, não podem ter infecção em dentes próximos a região onde vai ser instalado, isso pode vir a ter insucesso e perda do implante.
Atualmente, aqui no consultório os tratamentos de canal são realizados com anestesia local, o paciente pode optar em ligar um colchão massageado e assistir um DVD, e em cerca de 90% dos nossos casos o canal e finalizado em uma única seção e leva em torno de 40 minutos a 2 horas para ser concluído e restaurado em uma única consulta, sem necessidade de uma segunda visita para ser feita a restauração. Essa velocidade e simplificação do tratamento ocorrem devido a utilização de aparelhos modernos, que aceleram e diminuem a necessidade de muitas radiografias.
Na foto podemos observar que o interior do dente é preenchido com um material específico, que veda a das três raízes evitando assim que ocorra contaminação do interior do dente para o osso. O tratamento de canal é basicamente uma limpeza, descontaminação e preparação do canais para receber os matérias bacteriostáticos que devem chegar ate a parte mais extrema da raiz, chamada de ápice.
Quanto custa em média um tratamento de canal?
ResponderExcluir